
Saiba os prazos em que os principais itens do seu carro precisam ser verificados
Manter a manutenção do carro em dia contribui com a segurança no dia a dia.
Manutenção é um assunto que pode ser chato para a maioria dos motoristas. Mas é
algo do qual não há como escapar para não correr o risco de ficar a pé na hora em
que você mais precisa do carro, o que inclui uma viagem com a família. Por isso, dê
uma olhada nos principais itens que precisam estar com a manutenção em dia.
1 – Óleo do motor
Troque o óleo antes de deixar o carro parado na garagem, de preferência por um óleo
sem aditivos.
Deve ser verificado toda semana. Antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em
um piso nivelado, retire a vareta do óleo e limpe-a para poder medir corretamente o
nível do óleo. Faça isso usando um papel ou pano. Em seguida, basta inserí-la
novamente. Ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” da
vareta.
2 – Freios
Além dos discos e pastilhas, verifique o estado do fluido e freio a cada dois anos
Em geral, o fluído do freio deve ser trocado a cada dois anos, ou conforme a
recomendação da fabricante, já que tem a propriedade de absorver água, que pode
evaporar com o calor dos freios e formar vapor no sistema, que prejudica bastante as
frenagens. Se estiverem abaixo da espessura mínima, as pastilhas e lonas de freio
devem ser substituídas.
3. Correia dentada
Correias dentadas duram em torno de 50.000 kms na maioria das vezes
Não vale a pena correr o risco dela se romper, o que pode causar sérios danos ao
motor, como o empenamento de válvulas ou furos nos pistões. Deve ser trocada por
um bom mecânico. Os prazos de troca variam de acordo com cada modelo de carro e
variam entre 30 mil e 50 mil km.
4 – Água do radiador
Líquido do sistema de arrefecimento deve ter a proporção correta de aditivo
Assim como o nível do óleo do motor, deve ser vista toda semana. Com o motor frio e
o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no
reservatório. É muito importante que o líquido de arrefecimento tenha a proporção
correta de aditivo de boa qualidade, nunca apenas água pura.
5. Velas de ignição
Velas convencionais costuram durar em torno de 30.000 kms
Se não estiverem em bom estado o consumo aumenta e o desempenho diminui.
Portanto, são fundamentais para o bom funcionamento do motor. O tempo entre as
trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, os modelos
convencionais duram entre 20.000 e 30.000 kms.
6 – Filtros
Filtros também não devem ser esquecidos entre os itens de manutenção do carro
No caso dos filtros de ar deve-se fazer uma limpeza com ar comprimido a cada 7.000
km e trocá-los quando estiverem prejudicando a vazão do ar para dentro do motor. Os
de combustível são trocados normalmente a cada 10.000 kms. E os de óleo
alternadamente entre as trocas de óleo do motor.
7. Pneus e Rodas
Pneus com menos de 1,6 mm de sulco já precisam ser trocados por novos
Os pneus devem ser calibrados frios, a cada 15 dias e antes de viajar.Observe um
triângulo ou as letras TWI, impressas nas laterais do pneu. Quando o nível de
desgaste atingir este ponto é hora de trocar os pneus. Fazer o rodízio, o alinhamento e
balanceamento a cada 10.000 km aumentam a vida dos pneus, melhorando a
segurança e dirigibilidade do veículo.
8. Suspensão
Molas, amortecedores e braços de suspensão em dia garantem segurança e
estabilidade nas curvas
Entre os principais componentes estão os amortecedores e molas. Os primeiros
costumam durar em torno de 30.000 kms, mas podem não agüentar tudo isso se o
carro sempre passa por piso irregular ou muito esburacado. Molas com elos
desgastados já devem estar precisando serem trocadas. Também vale verificar folgas,
trincas e quebras em juntas dos braços e barras da suspensão.
9 Óleo do câmbio
Com as caixas de câmbio imantadas, a troca do óleo de transmissão passou a ser
dispensável
A grande maioria dos carros contam com caixas de câmbios imantadas e não querem
troca de óleo. Nos outros, o lubrificante deve ser verificado a cada 30 mil quilômetros.
Vazamentos são indicações de que o carro precisa de reparos. Para os carros de
câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do
fabricante.
10. Bateria
Tenha certeza de que a bateria está funcionando bem. Ela será importante logo na
primeira partida, pela manhã
A maioria das baterias vendidas atualmente no mercado não que exige a adição da
água e requer pouca manutenção. Deve-se apenas verificar se os cabos estão limpos
e bem fixados aos pólos. Se o carro foi ficar parado por muito tempo, deve-se desligar
o cabo do pólo negativo para que não descarregue.
Fonte: Carros – IG
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